domingo, 27 de março de 2011

Luz na mini coca-cola!

A oficina de fotojornalismo, que tem como docente a Ms. Alene Lins, traz teorias e técnicas da fotografia. As postagens que serão vistas logo abaixo trarão justamente os conceitos postos em prática aqui no blog como atividade da disciplina.

E para dar a devida importância a tais conceitos, trabalhei com a iluminação, um componente muito importante dentro da fotografia, a qual é capaz de captar imagens reais usando diferentes feixes de luz.

O cenário o qual eu escolhi fazer as fotos foi o meu humilde quarto. Colei um papel A3 na parede e tentei em muitos ângulos e luzes diferentes encontrar os resultados que apresentariam as fotos.

Na primeira foto foi usada a lâmpada do quarto e o flash. Usei de duas fontes de luz de início para ver quais os efeitos iriam ser causados. Nesse caso eu queria mostrar a sombra que o objeto causou mesmo com a luz e o flash.




Na segunda foto foi usada a luz do teto, uma lamparina e o flash. Diferente da anterior, eu pude perceber que com a segunda fonte de luz, no caso a luminária, a sombra se dissipa no cenário e dar a impressão que o objeto é maior.


A terceira e última foto eu queria fazer mais arte que buscar o efeito propriamente dito. Comecei a brincar com a chama do fogo. Nesse caso não foi usado nenhuma fonte de luz além dessa, e o tom amarelado da foto foi mais bonito que os efeitos anteriores.

O resultado dessas três fotos foi muito interessante, uma vez que, através de fontes de luz diferentes, podemos obter muitos efeitos que podem ser usado em outras experiências. Deu trabalho fazer essas fotos. Primeiro porque no começo eu utilizei de outro objeto e outro fundo, mas só depois percebi que seria um pouco difícil conseguir a resposta certa para o objeto que utilizei e o cenário que montei. Horas depois, me sentia livre para brincar com as fotos e entender o "fundo infinito", o efeito do fogo, e as luzes a serem usadas nas fotos.

2 comentários:

  1. Essa menina é inteligente de mais. Quero ser assim! HSUHAUHSUHA, Muito legal Fau... As fotos ficaram ótimas. E você descreveu o processo muito bem. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. E eu acompanhando o passo a passo! Viva o lado (mini) Coca-Cola da vida ;D

    Beixinhos!

    ResponderExcluir