domingo, 22 de maio de 2011

Flash com emoção

Meninos escrevem um mundo melhor apoiando-se uns nos outros


A tarefa dessa vez era mostrar a emoção por trás das fotos, em outras palavras, o sentido conotativo. O olhar quis aguçar no pequeno espaço da faculdade. Entre cores monocromáticas, formas regulares, o prazer estalou logo quando me deparei com crianças a minha frente. Já declarei muitas vezes a minha vontade que se desmancha aos olhos quando me deparo com a pureza em que elas trazem a alma. E essa cena, não me deixou outra saída, se não captar o que salvará a humanidade: o conhecimento. Dentro do auditório haviam crianças participando de uma palestra promovida pelo curso de História, e eles teriam que anotar minuciosamente os detalhes que eram importantes para a cultura de onde nasceram. A imaginação correu solta quando em instantes vi um menino "debruçado" com outro  escrevendo atenciosamente cada pedaço desconhecido de suas raízes. Parecia restrito e difícil explorar com tanta chuva uma foto que demonstrasse informação e emoção ao mesmo tempo. O conhecimento, a vontade, o olhar fixo naquilo que pode mudar sua vida não partia só naquela cena; a lealdade, o companheirismo, a hombridade, e todas as palavras que cabem de intensa verdade prevaleciam em poucos segundos em  um flash.

Mudando a conotação do texto, a linguagem agora é técnica. O tempo de exposição utilizado nessa foto foi 1 /13 s, o iso em 400 e a abertura 3. A foto está  focada em primeiro plano, os meninos foram colocados em plano fechado (altura do peito com aproximação do objeto e o destaque do rosto), eles estão centralizados, não houve necessidade do flash. 

9 comentários:

  1. Perfeito! é muito legal quando percebemos o conhecimento sair da sala de aula e virar prática. Seu exercício é resultado disso.

    ResponderExcluir
  2. A luz ficou perfeita! Me lembra a fotografia da novela "Cordel Encantado".

    ResponderExcluir
  3. Lindo! O texto e a foto! Gostei muito da sua emoção! :)

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua atividade.Ela mostra não só que você compreendeu o conteúdo, mas também que é criativa, usando outros cenários. Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Ô Fau, sabe que é uma honra analisar esse trabalho aqui né?! "Fotografei na memória" aquele dia em que após a proposta ser passada pela professora em sala era hora de pensar, de criar, de sonhar... e você fez tudo isso com paixão e apego. O fato de estar fazendo a análise final nesta foto não cabe somente por ser a última, mas pq é uma foto PERFEITA, amei especialmente a iluminação que conseguiu passar um pouco da arrumação rústica do local (amei) e que demonstra um misto de amor e talento, aquele que você tanto divulga pelas crianças e sim, elas transmitem informações lindas pra vc, pra seus olhos e sua lente... falando em informações, mais uma vez o blog está de parabéns, não é somente talento, aqui nesse memorial acompanhamos detalhadamente tua aprendizagem. Ahh, não poderia deixar de dizer que tem um pedacinho de mim aqui também, em todas as semanas que compartilhamos nossa semi, nossas risadas, nossas visões e modelagens. Não preciso falar muito, não se avalia o que simplesmente divulga valor! ;)

    ResponderExcluir
  6. Colega, o que dizer de seu trabalho? Lindooooooooooo, mas como não posso ficar apenas no óbvio, lá vai a análise. Suas atividades estão muito bem elaboradas, não só por conta das belas fotografias, mas porque você consegui explicar em seus textos os assuntos que foram ensinados em sala de aula. O que é muito bom, pois quem não viu as aulas, sme dúvida, conseguiria entender tudo. Está visível que você conseguiu aprender tudo o que foi transmitido pela professora.

    ResponderExcluir
  7. Prova de que as cenas simples, os enquadramentos imprecisos - quase sempre impulsos da nossa emoção - acabam gerando as mais belas fotografias.

    Sua evolução está cada dia mais clara aqui no blog e também fora dele.

    Vá em frente! É nessa hora que você deve aplicar toda disposição em seu talento.

    Olhos atentos? Mãos à obra!

    ResponderExcluir