quarta-feira, 20 de abril de 2011

O cenário pode ser igual e diferente para quem compõe!

Na Oficina de Fotojornalismo dessa semana, tivemos como atividade prática, abrir bem os olhos e soltar a imaginação no que diz respeito as diferentes formas de se fotagrafar Cachoeira. Dessa vez, as decrições seram mais minunciosas; isos, aberturas e velocidades em composições diversas.

As fotos foram  inspiradas no trabalho manual do pescador diante do cenário vislumbrante ( Cachoeira- São Félix).Os elementos que compõe a fotografia serão bastante dinâmicos nessa mesma cena.  As linguagens acerca da fotografia a serem usadas logo abaixo seram simplicadas: o iso é uma "ferramenta" fotográfica que conduz luz à máquina fotográfica, o diafragma, também chamado de abertura "F" é o local por onde entra a luz e o shutter é o tempo de obturação da câmer, ou seja, quanto maior for o número, mais devagar a luz entrará na câmera. Procurei várias posições que coubessem em uma foto e  ilustrasse bem o homem e a paisagem. A composição foi feita da seguinte maneira: Iso: 800, Shutter: 2000 e abertura " F": 7.1. Veja o resultado:


A segunda foto teve em suas características o mesmo iso: 800, o shutter ficou em 1250 e a abertura continuou também em 7.1.


A terceira foto teve em suas funções o mesmo iso de 800, o shutter foi 100 e a abertura contibuou a mesma 7.1



As outras três fotos tiveram que mostrar a variação da composição fotográfica através da mudança de abertura. A diferença entre esses três elementos foi perceptível na iluminação da foto.

 A priemeira foto manteve o iso de 800, o shutter também se manteve em 1600, mudando apenas a abertura; 7.1


A segunda foto teve o iso de 800, o shutter 1600 e a abertura 5.0. Como pude perceber, quanto mais eu diminuia a abertura, mas a foto ficava clara. Veja:



A terceira e última foto teve também o iso de 800, o shutter permanceu em 1600 e a abertura ficou em 5.6. Diferente das demais, essa foto teve o seu diferencial devido a mudança repentina do estado nublado para o ensolarado.




As seis fotos que foram feitas no cenário de Cachoeira, me permitiu refletir sobre as direrentes formas de olhar o mesmo objeto, e dele poder explorar muitos resultados. A fotografia traz essa peculiaridade de versatilidade ao olhar o mundo.

Um comentário:

  1. Poderia ter variado mais na abertura e no tempo/velocidade... o local foi bem escolhido.

    ResponderExcluir